Centro de Documentação e Informação Halley Bessa - CRP-MG

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Halley Bessa

Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, Halley Bessa formou-se em medicina pela Universidade de Minas Gerais (UMG) – posteriormente UFMG -, no ano de 1945. Em 1984, concluiu curso de Teologia na Universidade Católica de Minas Gerais (UCMG). Em 1959, tornou-se livre-docente da disciplina Medicina Legal pela Faculdade de Direito da UFMG com a tese Personalidade e crime - um estudo minucioso da contribuição das ciências psicológicas à compreensão dos crimes em nossa sociedade.

Seu interesse pelas ciências psicológicas levou-o a aproximar-se da Psicologia, tendo sido sócio-fundador da Sociedade Mineira de Psicologia, em 1957, e da Sociedade de Psicoterapia de Grupo de Minas Gerais, em 1966.

Lecionou diversas disciplinas relacionadas à Psicologia em cursos superiores, como Higiene Mental e Aspectos Psicopedagógicos da Conduta do Menor no Curso de Serviço Social da UCMG (1947-1960); entre 1953 e 1977, foi professor das cadeiras de Fisiologia Nervosa e Medicina legal na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, instituição da qual foi co-fundador; Psicologia e Lógica Aplicada e Psicologia Judiciária, no Curso de Criminologia da Escola de Polícia Rafael Magalhães (atual Academia de Polícia de Minas Gerais); entre 1962 e 1964, lecionou Medicina Legal na Faculdade de Direito da UFMG, e a partir de 1975 na Faculdade de Ciências Médicas da UCMG.

Após obter o registro de psicólogo, atuou na instalação do Conselho Regional de Psicologia da 4ª região (Minas Gerais e Espírito Santo), que presidiu entre 1980 e 1982. Participou da fundação em 1961 do Curso de Psicologia da Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais / PUC-MG, e da Fundação Mineira de Educação e Cultura, instituição que dirigiu entre 1971 e 1975, e que mantém cursos de Psicologia desde 1971.

Entre 1974 e 1979, foi Conselheiro no Conselho Federal de Psicologia, tendo-se destacado na defesa da atuação profissional dos psicólogos na área clínica. Foi um dos pioneiros na abertura de espaço para o trabalho de psicólogos nas áreas da Psicologia Clínica, Psicologia Jurídica e Psicologia Hospitalar. Teve intensa atuação na defesa da humanização do tratamento das doenças mentais, particularmente em conferências e artigos publicados na imprensa de Belo Horizonte a partir da década de 70, nos jornais O Diário (de orientação católica) e Estado de Minas.

Fonte:
CAMPOS, R. H. de F. Bessa, Halley Alves (1915- 1994). In: Campos, Regina Helena de Freitas. (Org.). Dicionário bibliográfico da psicologia no Brasil: pioneiros. Rio de Janeiro: Imago, 2001, v. 1, p. 84-85.



Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
You are here: CDI Halley Bessa
Copyright © 2017 Centro de Documentação e Informação Halley Bessa - CRP-MG. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.